sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ARQ.COM foi fundada em Março de 2003, na cidade de Barcelos e abriu, em 2011, um novo espaço localizado no centro da cidade do Porto. 
Articula um gabinete de arquitectura, uma loja de design, uma livraria temática, uma galeria de arte e um espaço de formação, mantendo na cidade de Barcelos um espaço destinado essencialmente a projectos de arquitectura.
Os serviços e produtos comercializados pela ARQ.COM destinam-se ao segmento de mercado mais exigente e habituado a não deixar ao acaso a elaboração dos seus projectos.
 

          Fernando Reis, arquitecto, L.da
          Rua Faria Guimarães 512 
          4000 205 Porto


          Telf +351 220 194 146
          Fax +351 220 128 140
          arq.com.pt@gmail.com
          arqpontocom.blogspot.com


          Tomé de Sousa 105 Cx P 1608
          4750 217 Arcozelo Barcelos

A ARQ.COM desenvolve soluções globais e, por isso, adoptou uma política de parcerias que garantem a prestação de serviços de elevada qualidade.



Empresas parceiras:
Projectos
BOassociados - projectos de engenharia, l.da
Casa dos Coimbras, Largo Santa Cruz, n.º 506, 2º andar,
São João de Souto
4700-322 Braga
Tel.: 351 253 616 180
Fax: 351 253 616 179
geral@boassociados.com

Comunicação
pagella - atelier de design e edições, l.da
Rua de S.ta Catarina 391 - 2º f
4000-452 Porto
hnpagella@mail.telepac.pt
pagelladesign@mail.telepac.pt






A loja ARQ. COM comercializa marcas prestigiadas de mobiliário, iluminação e objectos pessoais, para habitação, escritório, restauração, escolar, hospitalar, auditórios, espaços públicos e privados interiores e exteriores, apostando na excelência do design e na qualidade dos materiais. Os produtos comercializados e os serviços prestados pela ARQ.COM destinam-se a profissionais e ao público em geral.

GALERIA


No sentido de sensibilizar o público em geral para as questões da arquitectura e do design, a ARQ.COM promove e realiza no seu espaço exposições subordinadas a estas áreas: divulga peças de design e arquitectura e respectivos autores. Para além da sua vertente comercial, promove ainda exposições de artistas plásticos, nomeadamente na área da pintura, do desenho, da gravura e da escultura, procurando desse modo criar públicos cada vez mais exigentes nesses diversos domínios.


Exposição de pintura do pintor e escultor Paulo Hernani



Exposição de pintura do arquitecto Nuno Portela


Exposição de pintura do pintor Damião Matos



Exposição de arquitectura OBRAS E PROJECTOS do arquitecto João Barreto de Faria

EVENTOS

A ARQ.COM organiza e colabora em eventos nas áreas das artes, arquitectura e design.


Apresentação do livro "Construção Sustentável" de Livia Tirone pela autora.
Organização: ARQ.COM
Apoio: HAWORTH - Portugal


Presença na conferência "Arquitectura Sustentável" realizada em Barcelos.


2004 Exposição CANNATÀ FERNANDES – OBRAS E PROJECTOS e ARTEMIDE ILUMINAÇÃO que teve lugar na Galeria Municipal de Arte de Barcelos. O gabinete Cannatá e Fernandes, arquitectos, L.da é liderado pelos arquitectos Fátima Fernandes e Michele Cannatà e tem projectos e obras em Portugal e Itália. Tem também desenvolvido importante trabalho na área da divulgação da arquitectura contemporânea, particularmente a portuguesa, através de numerosas publicações, de diversos livros, organização de exposições, debates e conferências. A exposição pretendeu, ao expor o percurso projectual destes dois arquitectos, apresentar uma perspectiva da actividade do arquitecto na sociedade contemporânea. É constituída por cerca de trinta obras e projectos realizados ao longo de vinte anos em Portugal e em Itália. Projectos de concurso, obras públicas e privadas, projectos de investigação são apresentados através de fotografias, desenhos e maquetas a várias escalas.
Comissário da exposição: Arquitecto Fernando Reis
Organização: Câmara Munícipal de Barcelos e ARQ.COM
Apoio: Edições ASA e ARQ.COM



Exposição ARTEMIDE – ILUMINAÇÃO
Apoio: ARTEMIDE Portugal - Iluminação, S.A. e ARQ.COM

SERVIÇOS

A ARQ.COM colabora e apoia exposições nas áreas das artes e do design, tendo organizado e participado ao nivel da logística em algumas exposições.




“Exposição Itinerante de Miguel Torga” por Vila Real – Amarante – Vila Nova de Famalicão – Coimbra – Lisboa – Porto – Santiago de Compostela – Bragança e Braga, organizada pelo Ministério da Cultura e tendo como mecenas a empresa DST.


“As voltas que o barro dá: Olaria de Barcelos” e “Figurado de Barcelos: um mundo com Figurado”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho e no Salão Nobre dos Paços do Concelho respectivamente, organizadas pela Câmara Municipal de Barcelos.


"Comemorações do 120º aniversário do Hospital Joaquim Urbano”, na Galeria da biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal no Porto.

EDIÇÃO

A ARQ.COM edita peças em diferentes áreas do design, tendo desenvolvido trabalhos, no âmbito do mobiliário, objectos, joalharia e, estebelecendo parceria com artistas plásticos convidados, procurando outros campos de experimentação e expressão artísticas.



MOBILIÁRIO


Cadeira FR01 com e sem braços, da autoria do arquitecto Fernando Reis
Estrutura em madeira maciça e estofo em pele.

JOALHARIA



A convite da ARQ.COM, TH realizou um conjunto exclusivo de peças delicadas e elegantes de joalharia. Ver mais no espaço ARQ.COM.
O gabinete de arquitectura ARQ.COM presta todos os serviços que lhe são inerentes,
nomeadamente projectos de habitação, comércio, serviços, indústria, equipamentos, loteamentos, projectos de espaços públicos e privados, fiscalização de obras e pareceres técnicos. Desenvolve soluções globais, da concepção à realização. Estabelece parcerias no âmbito da construção de espaços e sua remodelação. No decorrer da sua actividade, tem desenvolvido projectos de arquitectura, de raiz, no âmbito da recuperação, do restauro, da reabilitação, remodelação e renovação, em espaços comerciais e habitacionais.Desenha e produz mobiliário para habitação, comércio e outros.

Alguns trabalhos
Habitação unifamiliar CS+3
Projecto de arquitectura: Fernando Reis & C A
Ano: 2006-2007
Localização: Barcelos








































Habitação unifamiliar JI+2
Projecto de Arquitectura: Fernando Reis & C A
Ano: 2006-2007
Localização: Barcelos











































































INCIMACAFÉ,
Projecto de arquitectura: Fernando Reis
Ano: 2006
Linha gráfica: Humberto Nelson, PAGELLA atelier de design e edições, L.da
Mobiliário e iluminação: ARQ.COM
Construção: ACFF
Localização: Rua Alcaides Faria, 428, Barcelos


Restauro de edifício
Projecto de arquitectura: Fernando Reis
Ano: 2001
Construção: STB Sociedade de Tratamento de Betões, L.da
Localização: Rua da Escola Normal, 110, Porto



Remodelação de habitação
Projecto de arquitectura: Fernando Reis
Ano: 1999
Mobiliário e iluminação: ARQ.COM
Localização: Porto